MapaComo Chegar Menu

Menu


poliuretano

poliuretano

O que é poliuretano?

O poliuretano é um material desconhecido por muitos, porém está presente no cotidiano de todos.

Denominado pela sigla PU, o poliuretano é um polímero que compreende uma cadeia de unidades orgânicas unidas por ligações uretânicas. Resultante da reação química do isocianato e poliol, o poliuretano ganha versatilidade podendo configurar em inúmeros produtos e aplicações. A forma básica mais comum e presente do dia a dia das pessoas é a espuma. Composto essencial para colchões, travesseiros, estofados e de uma incontável gama de produtos, o poliuretano não se restringe apenas a espuma, é possível encontrar poliuretano em diversos graus de dureza passando pela espuma macia de um poltrona até placas rígidas utilizadas como paredes na construção civil.

Como surgiu o poliuretano?

Desde 1849 quanto Hoffmann e Wurtz divulgaram estudos de laboratório das reações envolvendo isocianato e um composto hidroxílico, a química de uretana tornou-se conhecida. Porém, somente em 1937 com o doutor alemão Otto Bayer foi possível desenvolver o uso comercial do poliuretano e iniciar uma indústria focada na produção desta matéria.

Com os efeitos devastadores da segunda guerra mundial e a escassez de diversas matérias-primas no mercado, incluindo a borracha, pesquisas e desenvolvimento de produtos à base de uretana fizeram com que a tecnologia de poliuretano fosse mundialmente conhecida para atender necessidades de aplicações como fibras, adesivos, revestimentos anticorrosivos, elastômeros e espumas. Os Estados Unidos e Inglaterra foram os grandes responsáveis por disseminarem as novas tecnologias em poliuretano para o mundo.

poliuretano

Quais são os principais diferenciais do poliuretano?

O poliuretano tem uma ampla gama de aplicações com alto desempenho e melhor custo benefício quando comparado com outros produtos similares no mercado. Entre as principais características do poliuretano podemos citar que ele um material de menor peso, com propriedades termo acústicas, maior resistência a corrosão e abrasão, possuí memória elastomérica, é resistente ao corte e rasgo, é um material não quebradiço, tem grande variedade de durezas (vai desde a espuma de um travesseiro até a rodinha do skate), é resistente a micro-organismos, possuí baixa ou alta resiliência, etc.

poliuretano

Precisando de mais informações sobre poliuretano, fale com a Purcom.

A Purcom é especializada em poliuretano sendo a maior Casa de Sistemas Independente da América Latina, já produziu mais de 2 mil fórmulas em poliuretano contribuindo para o crescimento de seus clientes através da plataforma de soluções em poliuretano.

Outro diferencial da Purcom é o CIP (centro de inteligência Purcom), onde é possível desenvolver e testar diferentes fórmulas e ambientes de utilização do poliuretano e conferir suas características em diversos ambientes e projetos.

Deseja falar com a Purcom?

Ligue para +55 (11) 4161-8900 ou entre em contato por e-mail no contato@purcom.com.br. A Purcom disponibiliza o que há de mais moderno no mercado para o desenvolvimento de novas tecnologias para poliuretano através da Plataforma de Soluções em Poliuretano Purcom.