MapaComo Chegar Menu
Versão em Inglês do Site da Purcom
Versão em Espanhol do Site da Purcom
Versão em Português Brasileiro do Site da Purcom

Menu


Materias

Unidade Chapecó recicla poliuretano e reduz resíduos

A Randon Implementos, que conta com a Unidade Chapecó, em SC, para fabricação de semirreboques frigoríficos, está atuando fortemente em ações voltadas à tecnologia e sustentabilidade aplicadas ao segmento do agronegócio. Para assegurar a conservação e as propriedades dos alimentos transportados a baixas temperaturas nos quatro modelos de produtos frigoríficos, a empresa utiliza o processo de injeção de espuma de poliuretano controlado via sistema supervisório para evitar desperdícios nas quantidades dimensionadas e, ainda, monitorando a geração de resíduos. O projeto resultou em uma redução de 32% no volume de resíduos, um fato relevante para a unidade industrial, ainda em fase de consolidação e que vivencia as restrições de mercado impostas pelo cenário nacional recessivo.

A iniciativa integra a política de responsabilidade ambiental da Randon que utiliza matérias-primas para fabricação de espumas isolantes livres do gás expansor HCFC’s. Em parceria com a empresa Purcom Química, passou a produzir espumas fornecidas com o gás Ecomate®. Trata-se de uma alternativa ecológica e economicamente viável, desenvolvida pela norte-americana Foam Supplies, validada pelos Protocolos de Montreal e Kyoto, por terem o índice que mede o ataque à camada de ozônio (ODP) e o índice que mede o aquecimento global GWP) iguais a zero.

A fabricação dos semirreboques Randon em Chapecó também conta com um projeto de logística reversa e reciclagem do material residual do processo de injeção, que compartilha a responsabilidade de toda a cadeia envolvida com a espuma de poliuretano, desde o fornecimento de matéria-prima à utilização e destinação final. Em anos anteriores, os resíduos de espuma de poliuretano eram destinados para aterro sanitário. A partir de 2016, os mesmos passaram a ser reciclados e agregados a outros materiais, tecnologia desenvolvida pela empresa Devolva, que gerou um material compósito alternativo com inúmeras aplicações no mercado.

(Redação – Agência IN)

Fonte Investimentos e Notícias: Investimentos e Notícias - Unidade Chapecó recicla poliuretano e reduz resíduos